Se seu carro sofreu busca e apreensão, é preciso agir rapidamente para evitar a perda do bem. Normalmente, essa medida é movida por financeiras quando o contrato não está sendo pago conforme acordado.
O decreto-lei 911/69 estabelece normas de processo sobre alienação fiduciária.
Tente tomar as seguintes ações se o veículo sofrer busca e apreensão:
Primeiramente, entre em contato com um advogado especializado em direito bancário. Esse profissional irá fornecer orientações sobre o que pode ser feito para recuperar o carro ou evitar que ele seja leiloado.
Uma opção é a renegociação do contrato de financiamento. Isso mesmo, é possível tentar negociar para reduzir os valores e evitar a perda do bem. Esse processo é vantajoso tanto para o devedor quanto para o credor, pois permite a continuação do pagamento da dívida e a manutenção da garantia do bem.
Outra opção é a quitação integral da dívida com o banco para recuperar o veículo. Essa ação pode ser favorável para o devedor, já que impede a perda do bem e evita o pagamento de juros e multas por atraso no pagamento das parcelas.
A terceira opção é buscar uma liminar na justiça visando a suspensão da apreensão. Isso permite que o devedor mantenha o carro em sua posse enquanto o processo é analisado, mas é uma solução temporária e depende do sucesso da ação.
Por fim, a última opção é contestar o processo na justiça para evitar a perda do veículo. O advogado especializado em direito bancário pode identificar essas irregularidades e apresentá-las na justiça para evitar a perda do bem.
Independentemente da opção escolhida, é importante agir com rapidez para evitar a perda definitiva do veículo. Além disso, é necessário manter a calma e buscar orientação profissional para tomar a melhor decisão diante da situação.
MAIS INFORMAÇÕES
Para mais informações, procure por um advogado de confiança.
Post de Guilherme C. Probst – OAB/SC 36.775
Acesse nosso canal no Youtube para conteúdos relacionados ao direito bancário.