É prática muito corriqueira deixar a documentação do imóvel para ser avaliada depois das negociações. É um erro, dada a importância da importância da análise prévia de documentos na compra de imóvel, antes de fechar negócio.

Aliás, é um mito pensar que se trata de mera burocracia a análise prévia. Na verdade, a avaliação dos documentos servirá para verificar se o negócio é seguro.

Logo, a documentação do vendedor garante que o imóvel se encontra desimpedido. E a do comprador, que não haja nenhum impedimento legal.

Enfim, para auxiliar os nossos leitores, elaboramos uma lista do que consideramos mais importante.

 Quais documentos avaliar antes de comprar um imóvel?

 

Agora, quais são as responsabilidades do corretor de imóveis?

De antemão, a apresentação de certidões atualizadas antes da negociação é obrigação do corretor de imóveis, de acordo com o artigo 723, do Código Civil.

Segundo o mencionado artigo, o corretor é obrigado a executar a intermediação com diligência e prudência. E mais, deve prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio.

Ora, para isso que se faz valer a comissão de corretagem, ou seja, os 6% tão amados pelo corretor!

Aliás, o artigo 4º, do Código de Ética dos Corretores, também prevê suas obrigações nesse sentido.

Então, para que os corretores de imóveis possam se prevenir, uma dica é avaliar toda a documentação antes de anunciar o bem. Ou ainda, especificar ao cliente sobre os riscos, inclusive quando a análise prévia da documentação quando da compra e venda do imóvel.

Autor: Guilherme Braun – OAB/SC 33.216

PROBST E BRAUN ADVOGADOS – OAB/SC 3896/2017

Por fim, fizemos um vídeo sobre o tema. Então assista, curta, se inscreva em nosso canal e sempre que possível compartilhe: